Brinquedo: onde surgem os sonhos?
TIETA MACAU
16/03 > 19H
17/03 > 20h
GALPÃO RENÉE GUMIEL || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
50min
DANÇA
Gratuito


PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:
Tieta Macau
Amandyra
Ruan Francisco
Tuan Fernandes
Áudio Transcrito
O Brinquedo é um processo de criação em pesquisa, que está dentro de uma plataforma de investigação que eu tenho chamado de represas do tempo, que se pretende, como um conjunto de obras nas quais eu me debruço para estudar e criar a partir das relações de tempo, de encantaria, da composição de narrativas de cura e cuidado, a partir das nossas existências afropindorâmicas e dentro desse percurso tem outros trabalhos, como o Lança, o Rezos Para Rasgar o Mundo, entre outras práticas também.
E no Brinquedo eu curvo a pesquisa para entender a relação, do corpo que brinca, do corpo brincante ainda e desse brincante, que aparece em múltiplas danças afro brasileiras e indígenas, como encantado, ou presentificado, ou em corpo ação, em movimento de incorporação. Meio que por esse caminho que a gente segue aqui também construindo as nossas danças, também no mergulho, com a relação com o quadro do Jaider Esbell, De Onde Surgem os Sonhos, também pensando nessa multiplicidade de cores que pode remeter a um universo fabuloso a um universo encantado, mas que está vindo ali de uma relação com uma escuridão profunda também, a mesma escuridão que está no tempo, debaixo da terra, onde as coisas entram em decomposição, a mesma escuridão do que está para além de nós no universo. Enfim, meio que por aí essa cena, dança, pesquisa, experiência.
Bio:
Artista transdisciplinar, filho da serpente, criador de macumbarias cênicas e artesanias nativas. Tieta Macau é interessado em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares, historia da arte afropindorâmica, escrita em dança entre outras encruzas. Criador, performer, curador, professor, um inquieto. Foi aprovado na edição 2020/2021 dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes (CE) com o projeto Lança Cabocla. Com o projeto Assombros e Trincheiras teve aprovação na categoria criação do Panorama Raft, em coprodução com o Festival Panorama(RJ). Convidado a tutoria de dois projetos na edição 2021 e 2022 dos Laboratórios Criação de Dança e Teatro do Porto Iracema das Artes. Um dos artistas convidado a colaborar na Plataforma EhCHo edição 2021, plataforma de fomento e difusão internacional idealizada por Denise Ferreira da Silva e outros artistas e pesquisadores. Premiado melhor atriz em curta metragem no 49° Festival de Cinema de Gramado e em longa como melhor atriz coadjuvante no 43° Guarnicê de Cinema. Foi selecionado em 2022 ao programa de bolsas de pesquisa e criação coreográfica do PACT ZOLVERREIN (ALE). Um das artistas a participar das programações de centenário da Semana de Arte Moderna do SESC-SP, como Manifesta 22 na Encruzilhada e Festival Refestália. Ainda em 2022 participou do Festival DDD (Dias de Dança - Porto/POR). Com Ancés foi selecionado a participar da MIT Br 2022 (Mostra Internacional de Teatro) e convidado para participar do FITBH 2022 (Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte), e na 30º Edição do Festival Santiago a Mil, no Chile. Com Lança Cabocla em 2024 esteve na MIT Br(SP) SESC Corpo Negro (RJ), Temporada no SESC Pompeia(SP), FIT BH (MG). Com Amandyra fez a direção coletiva do espetáculo Utrópicos junto a turma de encerramento do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea - CIDIC, e recentemente também criaram e dirigiram a residência e espetáculo A’massa: Pindorama sampleada. É integrante do espetáculo Vulcão Anastácia: o concerto, com quem fez inúmeras apresentações e esteve na Maré Cearense no SESC Ipiranga.Fez em 2024 a curadoria do FNT e recentemente do SESC Corpo Negro Indigena (SESC RJ/2025). Foi recentemente professor substituto das graduações em dança da UFC, licenciado em Teatro pela UFMA (MA), mestre em História Social na UFC (CE), e doutorando em Artes cênicas-ECA/USP.