top of page
FAROFA 2025 PROCESSO_LOGO_PNG.png

A FAROFA DO PROCESSO chega à 9ª edição com uma novidade: a mostra agora ocupa o Complexo Cultural Funarte SP, que inclui quatro salas, um pátio interno e o Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O evento gratuito acontece

em paralelo à MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo; ambas ocorrem entre os dias 13 e 23 de março.  

Este ano, o público poderá acompanhar uma programação intensa e diversa, com mais de 60 processos artísticos, incluindo criações recentes e trabalhos em desenvolvimento. As sessões acontecem ao longo de todo o dia, distribuídas entre manhã, tarde e noite, das 11h às 22h. 

A FAROFA foca sua atenção no que há de mais pulsante nos processos artísticos contemporâneos, incentivando o surgimento de novas formas de criação. a programação também conta com espetáculos,dos cinco que fazem parte da Farofa deste ano, quatro participaram da edição anterior, como processo. Desde sua origem, a FAROFA mantém uma programação dinâmica, sujeita a mudanças ao longo dos 11 dias de atividades. Toda a programação conta com recursos de acessibilidade.

​Para ampliar a experiência dos espectadores, ainda estão previstas rodas de conversa, bate-papos, encontros com programadores, pontos de econtro.

A ideia é aproveitar a oportunidade para debater questões relacionadas à criação, à distribuição, à circulação e à mediação das artes, à produção.

Acesse a programação e a agenda no Menu acima!!

base triangulo amarelo_edited.png

onde? quando? como?

 

> De 13 a 23 de março de 2025

> Gratuito: ingressos distribuídos uma hora antes das         

             apresentações. Atividades das 11h às 22h

> Informações e programação completa em PROGRAMAÇÃO

> Locais:

   Complexo Cultural Funarte SP - Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos

   Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque

> Assessoria de Imprensa: CANAL ABERTO

Imagem com o texto escrito: O que é a Farofa?
img banner

A Farofa nasceu em 2020 como “FarOFFa – Circuito Paralelo de Artes de São Paulo”,  a partir de uma provocação da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, com um olhar voltado aos processos de trabalho e internacionalização, pelos produtores da Corpo Rastreado. No mesmo ano e já em plena pandemia, o coletivo realizou a 2ª edição, denominada “FarOFFa no Sofá”, e se debruçou a pensar sobre a memória da cena. O ano de 2021 é marcado por duas edições: a “OcupAÇÃO FarOFFa”, 3ª edição, que reuniu durante quatro dias cerca de 100 produtores, e 4ª edição, a FarOFFa a mil atravessa fronteiras e chega em Santiago, para participar do Platea 21, encontro internacional de programadores e profissionais das artes cênicas, parte da programação do Festival Santiago a Mil.

 

Em 2022 foi realizado o “Dispositivo FarOFFa”, a 5ª edição. No formato de um pra um, no quintal, na rua, no jardim ou na praça, um artista e um público se encontraram, para contar e ouvir histórias. Neste ano aconteceu também a “FarOFFa do Processo 2022”, 6ª edição,  que reuniu pesquisas que em estágios diferentes e suas múltiplas perspectivas. Após experimentar múltiplos formatos, em sua 7ª edição (2023), foi realizada a “Faroffa Zona”, uma edição na qual a dinâmica consistia em abrir a porta da Kombi “Joyce Sunshine” e partir pela cidade de São Paulo, em diálogo com diversos contextos e construção coletiva. Em 2024 a Farofa ganhou novos contornos, por isso o nome não inclui mais os dois “Fs”.

base triangulo pink.png

A ACESSIBILIDADE NA FAROFA

​Nosso pensamento sobre as acessibilidades está em evidência, a partir da necessidade de comunicar de maneira experimental com desejo de cativar espectadores, independentemente de suas barreiras. Nesta edição, a Farofa do Processo realizará ações e trará ferramentas para contemplar ao máximo a acessibilidade e inclusão dos mais diversos públicos, conforme diretrizes internacionais e resoluções da ONU dos últimos anos.

 

Sob coordenação da especialista em acessibilidade Vanessa Bruna (Incluir pela Arte), a mostra traz uma equipe de nove pessoas, que farão diariamente - de manhã, de tarde à noite - atendimentos, ações e conversas com os públicos diversos. A audiodescrição, por exemplo, será feita em alguns processos de maneira integrada, assim como Libras. Em relação aos neuro-divergentes, por exemplo, a Farofa do Processo irá disponibilizar protetores auriculares e óculos para proteção contra luzes fortes e mudanças bruscas de iluminação que podem afetar diretamente autistas e portadores de epilepsia, assim como os processos buscam criar um projeto que possa reduzir incômodos possíveis.

FAROFEIROS

Alba Roque, Aline Borges, Alírio Assunção, Anderson Nepomuceno, Anderson Vieira, Ângelo Fábio, Ariane Cuminale, Caê Coragem, Caetano Lars, Cathy Moreira, Danusa Carvalho, Dara Duarte,  David Costa, Felipe Medeiros Tils,  Fernando Pivotto,  Gabi Gonçalves,  Gabs Ambròzia, Giovanna Clara,  Gisely Alves, Graci Fiori,  Helena Veliago, Jack dos Santos,  Jacob Alves,  Jessica Rodrigues, Jéssica Barbosa, Jimmy Wong,  Juliana Augusta, Keila Maschio, Leo Devitto, Letícia Alves, Lucas Cardoso, Lud Picosque, Luiz Guilherme Santos,  Marô Zamaro, Nathalia Christine, Paloma Freitas, Rodrigo Fidelis,  Sol Steven, Tamara Andrade, Thaís Venitt, Vanessa Bruna, Vini Inacio.

RÉGUA LOGOS FAROFA 2025_2 linhas.png
Logo marca da Corpo Rastreado. A paravra Corpo Rastreado escrita com algumas letras em formatop de código de barras.
Logomarca do projeto Corpo A Fora, escrita da palavra em letras finas.
Logomarca do projeto farofa. Escrita da palavra Farofa e linhas em movimento ao final da palavra.
bottom of page