
PRA LÁ DE MARRAKESH
KHAZAR MASOUMI E LUIZ FERNANDO MARQUES LUBI
18/03 > 11H
19/03 > 20H
GALPÃO ARQUIMEDES RIBEIRO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
60min
TEATRO
Gratuito

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO
Khazar Masoumi
Luiz Fernando Marques (Lubi)
Liss Santos
Melifona
Àudio Transcrito
Olá, meu nome é Khazar Masoumi, eu sou uma atriz iraniana do cinema, do teatro e da televisão, moro no Brasil desde 2017, porém a partir de 2022 que tive que reconstruir a minha carreira aqui no Brasil por conta das manifestações públicas, das minhas opiniões, depois dos protestos ‘Mulher, Vida e Liberdade’, contra o véu obrigatório no Irã.
A ideia da Sherazade me veio como uma dupla para representar a minha origem e a minha nacionalidade no Brasil, como que as pessoas veem isso? Uma nacionalidade bastante desconhecida, porém exótica e curiosa. A Sherazade também tem uma fama no ocidente, mas poucas pessoas sabem qual é a origem dela. Também a estrutura de Mil e Uma Noites permite contar a história, mas como se essa Sherazade fosse uma mulher iraniana de 2025, que talvez mora no Brasil.
O meu encontro com o Lubi foi muito importante nesse processo de criação, a gente passou um ano quase, do curso da ELT núcleo de direção, o que foi um processo não somente sobre a orientação dele, mas também de colaboração dos outros colegas. Eu acho que sim, verdade que muitas das vivências e das ideias são de uma atriz iraniana em São Paulo, porém, muitas também são bastante universais e o trabalho seria outra coisa, que eu não preferiria, se fosse apenas uma obra iraniana contada para um público passivo. Então eu acho que é primordial para a minha ideia inicial que tenhamos a participação do Lubi como diretor. Eu espero ver vocês em breve, pessoalmente, obrigado e um abraço.
Bio:
Khazar Masoumi, nascida em Teerã (Irã), de uma família da resistência cultural. Aos 20 anos, começou a carreira no cinema como protagonista de um longa que, vetado pela censura do regime ditatorial, estreou apenas 6 anos depois. Até 2008, atuou como protagonista em dois filmes e uma minissérie no Irã. Após se dedicar aos estudos de Direito e respectivos Mestrado e Doutorado na França, retornou à carreira de atriz em 2020. Desde então, atuou em duas peças de teatro, produzidas respectivamente no Irã e na Suíça. Mora no Brasil desde 2017. Como consequência das suas manifestações políticas durante os protestos Mulher - Vida - Liberdade em 2022, está impedida de voltar para o Irã. Desde então, trabalha igualmente como atriz e modelo nas publicidades brasileiras.
Luiz Fernando Marques (Lubi), nascido em Santos, integra o Grupo XIX de Teatro, desde 2001 e o Teatro Kunyn desde 2009. Dirigiu e é co-criador de um total de 38 peças de teatro. Parte deste repertório já foi encenado em mais de 130 cidades no Brasil e 41 no exterior (Angola, Argentina, Armênia, Cabo Verde, Chile, Cuba, Espanha, França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, México, Portugal, Rússia, Suíça e Uruguai), sendo feitas em espanhol, francês, inglês e italiano. Ao longo de sua trajetória acumula entre prêmios e indicações mais de 20 menções nos principais prêmios do país:Shell, APCA, Cooperativa Paulista de Teatro, Bravo!, Qualidade Brasil, Prêmio Governador do Estado de São Paulo entre outros. Desde 2008, é orientador do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André.