top of page
Logo da Farofa - Botão para voltar para a Home
base triangulo azul_edited_edited_edited

PRELÚDIO

GRUPO RUÍDO DE TEATRO

17/03 > 12H 
18/03 > 17H

GALPÃO CARLOS MIRANDA || FUNARTE SP
GALPÃO RENÉE GUMIEL || FUNARTE SP

Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
50min
TEATRO
Gratuito


 

PRELUDIO_edited.jpg
PRELÚDIOGRUPO RUÍDO DE TEATRO
00:00 / 01:02

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO
Dany Fontana
Gabi Gomes
Daiane Gomes
Ro Albuquerque
Danielle Meireles
Clau Carmo
Diogo Granato
Deborah Ramiris

 

  • Instagram
  • Instagram
  • Instagram

Àudio Transcrito

O coletivo é composto por artistas que transitam entre o teatro, a fotografia e o cinema. Começamos as pesquisas há um ano e oito meses, pela necessidade de falarmos desse delírio que estamos vivendo, utilizamos como livre inspiração o romance Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Ruffato. 

Nessa obra, o autor utiliza diversos recursos linguísticos para descrever, o que seria um dia, nessa grande metrópole que é São Paulo. O autor quebra a escrita convencional ao nos trazer pontos de vistas sensoriais e não lineares. Essa polifonia da obra nos conduziu para uma linguagem que flerta com a espacialidade não convencional, ambientações sonoras, personagens distópicas e sobretudo, um olhar crítico acerca do que foi os anos 2000, principalmente a virada do ano, quando achávamos que o mundo iria acabar.  
A ideia central é como alguém dos anos 2000 poderia olhar para essa realidade distópica contemporânea que enfrentamos em 2025? Tudo tendo como base o híbrido, teatro e cinema. Para a mostra, a proposta é trazer alguns desses fragmentos.

Bio:

Atuando de maneira independente há 1 ano e 8 meses, o coletivo realiza seus ensaios na sede do espaço Vila Liah, no bairro Cambuci, São Paulo, tendo também passado por Campo Limpo Paulista e São Caetano do Sul. 

O processo de criação começou com Gabriela Gomes, Daiane Gomes e Daniela Fontana, adotando um modelo colaborativo no qual, a cada encontro, uma das integrantes assumia a condução, propondo exercícios de criação e improvisação. Desde o começo, o trabalho flertava com o absurdo e dialogava profundamente com Samuel Beckett, explorando a desconstrução da lógica e da linguagem do pós-fim. 

A trajetória das participantes levou o coletivo a uma pesquisa contínua sobre a fusão entre teatro e cinema, não apenas no uso de projeções fílmicas, mas na apropriação de efeitos e recursos audiovisuais diretamente no espaço cênico e na encenação.  

Com a chegada de Rô Albuquerque à direção, o grupo passou a dialogar com a obra Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Rufatto, aprofundando a pesquisa na linguagem da desconstrução aplicada à polifonia. A partir daí, livremente inspiradas na obra, o levantamento de cenas passou a dialogar com conteúdos e estéticas trazidos nos contos, inclusive com a premissa dramatúrgica de todas as ânsias e acontecimentos partirem da vivência de um único dia. 

Neste momento, o grupo tem se debruçado no desenvolvimento de uma estética que abarque as áreas de pesquisa mencionadas, além da construção da linha narrativa que desenhará os acontecimentos dessa trama. 

Logo marca da Corpo Rastreado. A paravra Corpo Rastreado escrita com algumas letras em formatop de código de barras.
Logomarca do projeto Corpo A Fora, escrita da palavra em letras finas.
Logomarca do projeto farofa. Escrita da palavra Farofa e linhas em movimento ao final da palavra.
bottom of page