top of page
Logo da Farofa - Botão para voltar para a Home
base triangulo verde.jpg

TRAMAR – ROTAS PARA CORPOS INVISÍVEIS

COLETIVO TRAMOIAS

18/03 > 19H 
19/03 > 11H

GALERIA FLÁVIO DE CARVALHO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
60 min
TEATRO
Gratuito

TRAMARCOLETIVO TRAMOIAS
00:00 / 01:57
TRAMAR_COLETIVO TRAMOIA-.jpeg
  • Instagram

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO
Jota Guerreiro
Amangelo Prateado
Anjelus Manuel
Achille Kontronatura  
Ewe Pixain
Benedito Beatriz  
Leonardo Lima  
Bibi de Bibi
Kakau Basurere
Luccas Caetano 

 

Àudio Transcrito

Tramar - Rotas Para Corpos Invisíveis é uma performance feita por artistas trans masculinos jovens e o tema principal do trabalho é como o universo dos fungos se relaciona com as vivências trans masculinas. Nós identificamos paralelos, principalmente no que tange a cooperação, a invisibilidade, a comunicação, a noções mais fluidas de identidade, de indivíduo e de coletivo, entre outras coisas.  

Para tratar esse tema, nós utilizamos a linguagem da performance, assim como do teatro e da dança, misturamos essas linguagens num balaio e inventamos nossos próprios modos de criação também. Existem outros elementos que compõem muito com a dramaturgia, como a trilha sonora que é quase constante ao longo da performance e tem um efeito importante de disparador para os movimentos dos performers. O efeito do laser também compõe muito com a cenografia e a cenografia tem uma premissa de instalação, então ela conta uma história por si só, instaura uma atmosfera e nós convidamos o público a adentrar essa atmosfera fúngica, úmida, junto com a gente.  

Então é uma experiência bastante sensorial, com muitos estímulos visuais, sonoros e também olfativos, é um trabalho bastante flexível, então ele pode ser facilmente adaptado para diferentes espaços, formatos, riders, tempos de duração. É um trabalho que levanta questões não só sobre gênero, mas também sobre ecologia, sobre interação inter-especie e é uma grande celebração das nossas existências e das nossas subjetividades enquanto trans masculinos. 

Bio:

O Coletivo Tramoias é um grupo de jovens artistas transmasculinos residentes em São Paulo, fundado em 2024 e dedicado à pesquisa e experimentação nas artes cênicas. Seu primeiro trabalho, a performance Tramar - Rotas para Corpos Invisíveis, estreou em junho de 2024 e circulou por espaços culturais emblemáticos da cidade, como a Biblioteca Mário de Andrade e o Teatro de Arena. Por meio de uma abordagem colaborativa, os artistas tramam linguagens diversas, como performance, teatro e dança, combinando elementos como som, instalação, laser, luz e escrita para criar um ecossistema cênico abundante e multifacetado. 

Logo marca da Corpo Rastreado. A paravra Corpo Rastreado escrita com algumas letras em formatop de código de barras.
Logomarca do projeto Corpo A Fora, escrita da palavra em letras finas.
Logomarca do projeto farofa. Escrita da palavra Farofa e linhas em movimento ao final da palavra.
bottom of page